Denim enfrenta ajustes rumo à inovação e circularidade

Como uma das indústrias que mais consome água e energia, o denim tem enfrentado várias críticas na ótica da sustentabilidade. A GlobalData, empresa britânica especialista em análises e soluções inovadoras, afirma que o cenário está mudando à medida que aumenta a inovação e a circularidade.

“Fabricar denim circular sempre foi mais difícil do que o vestuário normal devido à forma como é produzido, mas algumas marcas estão agora repensando como o denim é obtido, projetado e consumido”, afirma Michelle Russell, correspondente da indústria de vestuário da GlobalData.

Os passos de algumas marcas nos últimos meses têm sido a prova de que a indústria de denim está mudando, uma vez que tem testado novos produtos. A Mud Jeans, por exemplo, está oferecendo um serviço de aluguel enquanto explora novos processos produtivos, como o modelo made-to-order da Unspun. Já o Crystal International Group está elevando a circularidade para outros patamares com a mais recente coleção obtida a partir de tecidos circulares, aplicando os desperdícios dos cortes para confeccionar outras peças de vestuário e acessórios.

A colaboração também se tornou uma parte fundamental para alcançar a circularidade no denim, com a PVH Europe apontou, no último mês de julho, o Dutch Denim Deal, uma nova iniciativa público-privada que visa precisamente melhorar a sustentabilidade nesta indústria.

“Se antes, a produção de denim seguia um modelo linear tradicional, agora está mudando. Desde o design ao ciclo de vida do produto, todos os aspetos produtivos estão sendo analisados assim como todas as partes dos artigos, desde fechos e rebites metálicos até à reutilização de tecidos”, explica Michelle Russell.

Atualmente, os próprios consumidores procuram denim produzido com um impacto limitado porque sabem que mesmo que sejam reciclados, duram muito. Para responder a esta necessidade, as marcas estão a lançar artigos de denim que sejam perenes, como a coleção Denim Library da Diesel.

“Ao que parece, nada foi deixado ao acaso no desafio de tornar o denim mais circular. A colaboração na cadeia de valor e dentro das organizações está a ajudar a construir o conhecimento e a capacidade tão necessários, provando que é possível para a indústria de moda fazer jeans que façam jus à economia circular”, salienta a correspondente da indústria de vestuário na GlobalData.

Fonte: Portugal Têxtil | Foto: Reprodução

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