Coco Chanel – 10 fatos


10 fatos sobre Coco Chanel

“Vista-se mal e notarão o vestido. Vista-se bem e notarão a mulher”: esta é mais uma das frases célebres de Coco Chanel.

1. O apelido “Coco” surgiu quando ela ainda cantava em cabarés para oficiais da cavalaria francesa, em meados de 1905 e significa “querida”. Ao que tudo indica foi em função da música “Qui qu’a vu Coco”, que cantava com frequência em suas apresentações. No filme “Coco antes de Chanel” a atriz Audrey Tautou interpreta esse momento.

2. Envergonhada com seu passado, Coco inventava muitas histórias sobre sua humilde infância. Filha de uma lavadeira que morreu de tuberculose e de pai que abandonou a família, Coco foi colocada em um orfanato aos doze anos. Foi lá que ela aprendeu a costurar, ensinada por freiras e membros da sua família que, por vezes, a visitou.

3. Coco Chanel mentia a idade em 10 anos a menos ao afirmar ter nascido em 1893 e não em 1883.

4. Chanel começou na moda com uma loja de chapéus em Paris, que ficava próxima ao Ritz, um dos principais hotéis da cidade e onde ela viveu por muitos anos.

5. O clássico perfume Chanel n°5 é ainda um dos mais vendidos no mundo e tem esse nome porque “5” era seu número da sorte. Tudo começou quando Chanel pegou alguns frascos da fragrância nº5 e deu de presente para suas melhores amigas e clientes, que voltaram satisfeitas querendo comprar o perfume.  Coco foi a primeira estilista na história a lançar uma fragrância com seu nome.

6. Até a década de 1920, preto era uma cor reservada para funerais e senhoras em luto. Em 1926, Coco Chanel incluiu um vestido pretinho básico curto em uma coleção que foi publicado na revista Vogue americana, sendo eternizado por Audrey Hepburn no filme “Bonequinha de Luxo”, tornou-se sinônimo de elegância.

7. Coco Chanel tinha simplesmente um “crush” por bolsos! A maioria das roupas e acessórios que ela desenhou tinha muitos bolsos e, até hoje, você vai encontrar mais do que suficiente bolsos em uma bolsa Chanel.

8. Entre as suas principais criações estão: calças para mulheres, cabelos curtos, cardigans e o clássico tweed. Nas cores: o preto e o branco, além de tornar as pérolas um item clássico da moda. Ela foi a primeira mulher que roubou o paletó e a calça do namorado e lançou o boyfriend style"

9. Historiadores apontam Chanel como colaboradora do regime nazista na França. Por conta disso, foi exilada na Suíça, após o final da Segunda Guerra. Tem quem vê semelhanças entre o logo da marca Chanel, que tem dois CC entrelaçados, com o símbolo da SS, da suástica.

10. Um ataque do coração matou Chanel aos 87 anos, em sua suíte no hotel Ritz. A estilista está enterrada na Suíça, e seu túmulo é enfeitado por cinco leões em alto relevo, que fazem referência ao seu signo.

Coco Chanel 1937

Chanel em 1913, ano em que abriu sua primeira loja na Gontaut - Biron em Deauville, na Normandia.

Em 1969 em seu apartamento no Ritz, em Paris.