TWEED: QUERIDINHO DO INVERNO


Você já conhece o Tweed? Ele é o tecido queridinho do Inverno, e é uma escolha perfeita para looks quentinhos. O tweed se transformou em um dos maiores clássicos da moda pelas mãos de Coco Chanel.

ORIGEM

A origem do tecido, feito de fios de lã pura tramados, é de uma região chamada de Tweed, na Escócia. O tipo mais famoso é o Harris Tweed, que tem até um selo de qualidade. Para receber a certificação, é necessário que o material seja feito à mão nas casas dos tecelões das Ilhas Hébridas Exteriores da Escócia, arquipélago do oeste escocês.  É o único com tal proteção, o que comprova sua importância para a indústria do Reino Unido.

Chanel decidiu incorporá-lo em suas coleções graças à influência do namorado inglês, o Duque de Westminster. Era um hábito da aristocracia britânica utilizá-lo durante as caçadas e esportes ao ar livre. Com ele, a estilista francesa criou a famosa jaqueta de tweed, chamada de vest seule, e a transformou em símbolo de elegância e luxo, que badalou em 1954 e de lá pra cá nunca mais abandonou o guarda-roupa das mulheres e não é para menos! Ele cai bem em looks sociais, despojados, românticos…

COMO USAR O TWEED?

Antes restrito apenas a ocasiões formais ou office looks, agora ele vem bem mais democrático, aceitando combinações casuais e despojadas. Tudo pra gente poder usar e abusar do seu estilo sem moderação.

Peças com comprimentos maiores, como saias midi e trench coats, tendem a deixar o visual um pouco mais sério. Para quebrar a sobriedade, acrescente itens menores, como tops e croppeds. Visual ousado e estiloso na medida certa! Se quiser um look mais versátil, é bom investir em peças com comprimento menor. Mini saias são as rainhas da tendência e aceitam várias combinações. Para quem não quer ousar muito, é só jogar uma meia-calça escura por baixo ou investir em um casaco mais longo para jogar por cima. Botas over the knee também são ótima pedida. Use e abuse de sua criatividade, para te inspirar seguem mais dicas para incrementar o tweed em seus looks.

ESCOLHA PEÇAS DE TWEED COLORIDAS

USE MODELAGENS MAIS MODERNAS

FAÇA UM MIX DE ESTAMPAS

APOSTE NO ESTILO HI-LOW

BLAZER DE TWEED MODERNINHO

TWEED NA BALADA

Fonte: La Civité, Steal The Look, Itapema FM, Vinculo Basic.