PROVAS QUE O XADREZ VICHY É ESTAMPA DA TEMPORADA


A PADRONAGEM APARECEU NO STREET STYLE COMO UMA FORMA DE BRINCAR COM TEXTURAS E ILUSÕES ÓTICA.

Quem acompanha os street style deve ter percebido que o xadrez voltou a ser uma tendência presente na moda de rua. O destaque, porém, fica para uma estampa específica: o VICHY.

O desenho surgiu na década de 1950 e foi eternizado nos looks de Brigitte Bardot, especialmente no vestido de casamento que usou para a cerimônia com o ator Jacques Charrier. A padronagem surgiu na cidade francesa de mesmo nome, e desde o ano passado tem despertado o interesse das fashionistas dentro e fora das passarelas.

xadrez Vichy

(FOTOSITE/Agência Fotosite)

A diferença deste xadrez para os demais é que ele é simplificado, com uma divisão clara entre as cores e espaçamentos bem definidos. Pense em uma toalha de piquenique ou uma camisa simples em preto e branco (muito comum em festivais de música, por exemplo). Bem diferente do tartã, tão comum em peças de lã.

xadrez Vichy

(FOTOSITE/Agência Fotosite)

Muitas mulheres têm usado a padronagem para brincar com sobreposições e texturas: uma camisa alongada sob um casaco de pelúcia, um sobretudo sobre uma calça vinilizada, ou ainda combinando com estampas diferentes (as listras são uma boa aposta!)

xadrez Vichy

(FOTOSITE/Agência Fotosite)

Outro detalhe que não passa batido é o tamanho dos quadrados. Eles podem ser tanto maiores e espaçados, quanto menores e mais juntos uns dos outros, criando um efeito de ilusão de ótica. Apesar de ser a paleta de cores preferida, o preto e branco não é obrigatório no Vichy, e você pode também optar por cores diferentes para variar a padronagem.

xadrez Vichy

(FOTOSITE/Agência Fotosite)

xadrez Vichy

Fonte: Elle