COMO COMBINAR CORES DE ROUPAS


Após conhecer a classificação das cores e o círculo cromático, veja um pouco sobre algumas das infinitas possibilidades de como combinar cores de roupas. Mas antes de iniciar, você deve escolher quantas cores serão usadas: uma, duas, três, quatro?
Ao combinar cores de roupas, quanto maior o número de cores em um look, mais descontraído e informal ele se torna; enquanto uma combinação monocromática (1 cor) garante uma maior formalidade.

Abaixo você encontra algumas harmonias de cores, combinando de 1 até 3 cores:

MONOCROMÁTICA

É a variedade de tons de uma mesma cor. As harmonias de duas ou mais cores, são classificadas em concordantes e dissonantes. As combinações consonantes são mais harmônicas (maior semelhança entre as cores) e as dissonantes apresentam um alto contraste entre elas. Todas fazem lindas combinações, basta escolher aquela que tem a ver com o seu estilo.

COMPLEMENTAR

É a combinação utilizando duas cores que são opostas no círculo cromático. São as combinações que apresentam o maior de todos os contrastes e tem alto impacto visual. Harmonias em três cores, são classificadas em combinações.

ANÁLOGA OU CONSONANTE FECHADO: É a combinação entre três cores “vizinhas” no círculo cromático.

TRÍADE PERFEITA OU TRIANGULAR REGULAR: É a combinação entre três cores que estão equidistantes (mesma distância) no círculo cromático.

TRÍADE COMPLEMENTAR OU FECHADO: É a combinação entre uma cor do círculo cromático e as duas cores vizinhas de sua cor complementar.