Sete fantásticas criações pelas quais pode agradecer a Coco Chanel

Gabrielle ”Coco” Chanel, considerada por muitos a criadora de moda mais influente de todos os tempos. O seu legado é enorme, deixando-nos mais do que apenas bonitas criações e fabulosos perfumes. Coco Chanel iniciou tendências de moda que ofereceram às mulheres a possibilidade de usar roupas confortáveis, continuando muito elegantes. Aqui estão algumas das melhores criações de Coco de todos os tempos!

1. Calças de marinheiroSe não fosse Coco Chanel, as mulheres ainda poderiam usar apenas saias e vestidos. Coco foi uma das pioneiras das calças para senhora. De que outra forma poderiam as mulheres andar confortavelmente a cavalo? Ela adorava vestir as calças do seu namorado e acreditava que as mulheres também deveriam ter a liberdade de movimentos proporcionada por umas calças confortáveis, chamadas de calças de marinheiro, especialmente ao fazerem desporto e outras atividades físicas.

2. Mala de mão 2.55O design desta emblemática mala de mão teve a sua origem nos anos 20, quando Coco se cansou de estar sempre a segurar uma mala de mão. Inspirada nas alças dos sacos dos soldados, criou uma mala de mão que permitia que as mulheres usassem as mãos ao mesmo tempo que carregavam os seus pertences. Em 1955, Coco Chanel regressou ao mundo da moda e reintroduziu a mala de mão, com um design mais elegante e chique. Deu-lhe o nome da data de introdução da mala, fevereiro de 1955, mas hoje em dia também é conhecida por mala de mão com alça. Nos últimos anos, as malas Chanel tornaram-se cada vez mais valiosas, sendo vendidas por milhares de euros.

3. Chanel Nº5Um aroma mundialmente famoso que foi introduzido há quase um século, em 1921. O primeiro perfume artificial que não deixou as mulheres a cheirar a flores, uma mulher devia cheirar como uma mulher, não como uma rosa, alegou Coco. Coco sentiu sempre uma afinidade com o número cinco e, portanto, escolheu a quinta amostra dos diferentes aromas que lhe foram apresentados para ser lançado nas lojas.

4. O pequeno vestido pretoHoje em dia, todas as mulheres têm um vestido preto curto pendurado no guarda-vestidos. Mas sabia que foi Coco Chanel que o introduziu? Isto aconteceu em 1926 e o vestido recebeu imediatamente o nome de “The Ford” pela Vogue, devido à sua combinação única de características: um preço acessível, chique, simples, intemporal e feminino. Ainda hoje é!

5. Casacos de tweedAo pensarmos em Coco Chanel, pensamos em tweed. O casaco de tweed, em particular, é uma das criações mais emblemáticas de sempre de Chanel, com uma combinação perfeita de conforto e elegância. Tem a imagem de marca de Coco Chanel por todo o lado: transformou roupa masculina num visual feminino de alta costura. O emblemático casaco de tweed sem gola é atualmente referido como um casaco Chanel, seja quem for o designer.

6. Sapatos com duas coresAntes de Coco Chanel ter introduzido os sapatos com duas cores em 1957, as mulheres habitualmente calçavam sapatos que condiziam exatamente com a cor do seu vestuário. Mas existe mais a dizer sobre estes sapatos, não foram apenas um ato de controvérsia, a parte preta que tapa os dedos faz com que os pés pareçam mais pequenos, enquanto a cor de pele faz a perna parecer mais longa. Além disso, a parte que tapa a zona dos dedos numa cor escura não mancha tão facilmente. O design dos sapatos com duas cores, para uns sapatos rasos clássicos elegantes, foi muito popular na altura e ainda o é nos dias de hoje. Obviamente, estes sapatos são extremamente confortáveis, tal como a maior parte das criações de Chanel!

7. O top bretãoDepois de uma viagem à costa francesa, Coco Chanel ficou tão inspirada pelos uniformes dos marinheiros e incluiu as riscas na sua coleção de moda de 1917. Desde então, o top bretão tornou-se num dos artigos mais elegantes do mundo, usado e adorado por muitos dos maiores ícones da moda da nossa história, como Brigitte Bardot, Edie Sedgwick e Audrey Hepburn. Coco mudou para sempre a moda feminina casual pois hoje em dia todas as mulheres têm pelo menos um top bretão no guarda-vestidos.

Coco Chanel nunca fica fora de moda. As suas criações são intemporais e, de uma forma geral, os artigos vintage permanecem valiosos. Em particular, as malas Chanel são atualmente um excelente investimento, tendo em conta que o seu valor aumentou significativamente na última década.

 

 

Fonte: https://www.catawiki.com/pt/stories/4467-sete-fantasticas-criacoes-pelas-quais-pode-agradecer-a-coco-chanel